
25 de março de 2020
Em Rolim de Moura (RO), o decreto que mobilizou centenas de pessoas a ficarem em quarentena como prevenção contra o coronavírus, algumas pessoas ainda encontra dificuldades para cumprir.
Porém mesmo com o decreto para as pessoas permanecerem em casa, ainda é grande a procura pelos ônibus intermunicipais e também pelos taxistas. Com a redução de passageiros para 50% em cada veículo de táxi, porém segundo os motoristas de táxi, o preço das passagens precisa ter aumento, mas de acordo com o Procon se o consumidor se sentir lesado, ele pode denunciar e procurar seus direitos.
Com a chegada do novo coronavírus, as recomendações para evitar o contágio estão em todos os lugares, especialmente como lavar as mãos com água e sabão e a utilização do álcool gel.
Mas uma das principais, a de evitar aglomerações, pode ser difícil para uma parte da população que utiliza os ônibus intermunicipais. Embora a Organização Mundial de Saúde (OMS) não tenha recomendações específicas para essa situação, reforça a limpeza das mãos com frequência.
Isso porque há o risco de contaminação ao tocar em superfícies que são compartilhadas por muitas pessoas, como os bancos e ferros dos ônibus e mesmo em carros de motoristas de aplicativos. As recomendações para os meios de transporte incluem reforçar as medidas gerais adotadas, como:
- Higienização das mãos antes e depois da utilização de ônibus e metrô;
- Não encostar a mão nos olhos, nariz e boca, se possível;
- Manter uma distância de pelo menos um metro das outras pessoas, principalmente se estiverem tossindo ou espirrando.