Noticias

Grupo reproduz ‘meme do caixão ‘para alertar sobreavanço do coranavirus em JI PARANÁ

12 de maio de 2020

Por Cézar Júnior

Segurando um caixão e dançando ao som de “Astronomia”, do artista russo Tony Igy, eles reproduziram o “meme do caixão”, que viralizou na internet no último mês, e percorreram o Setor Bancário do município, na Avenida Brasil. A ação aconteceu no fim da última semana.

“Pensem bem na sua família. Isso é muito importante”, informou um dos participantes da dança.

Grupo reproduz 'meme do caixão' para alertar sobre avanço do coronavírus em Ji-Paraná

Grupo reproduz ‘meme do caixão’ para alertar sobre avanço do coronavírus em Ji-Paraná

A ideia partiu da Associação Comercial de Ji-Paraná, que contratou o grupo para chamar a atenção de moradores e comerciantes sobre o uso das máscaras e os cuidados que precisam ter, caso haja necessidade em sair de casa.

Até o último domingo (10), Ji-Paraná acumula 45 casos confirmados do novo coronavírus.

Dançarinos viralizaram na internet — Foto: Reprodução

“Nossa ideia é sensibilizar ainda mais o cidadão jiparanaense ao uso das máscaras, questões sanitárias, para que as nossas empresas, nossos empregos no município continuem firmes, evitando, assim, um colapso financeiro”, disse o diretor da Associação, Alexandre Dartiballi.

O “meme do caixão” está previsto para ser reproduzido novamente na terça-feira (12), no 1º Distrito da cidade. Dartiballi confirmou que, além do desfile, haverá distribuição de máscara. “Foi com muita responsabilidade. Pretendemos levar álcool em gel novamente, em formato de spray”, reforçou.

Grupo reproduz "meme do caixão" em Ji-Paraná. — Foto: Reprodução/Associação Comercial de Ji-Paraná

Grupo reproduz “meme do caixão” em Ji-Paraná. — Foto: Reprodução/Associação Comercial de Ji-Paraná

Meme do caixão

Os dançarinos que aparecem no meme são chamados em inglês de “pallbearers”, que no Brasil seria “carregadores de caixões”.

O vídeo original que mostra as cenas que viralizaram no mundo todo foi gravado pela emissora BBC, em Gana. Segundo a emissora, o ritual de enterro com festa e dança é uma tradição no país, e o serviço dos “pallbearers” pode ser contratado à parte pelas famílias que têm mais dinheiro.

A reportagem da BBC foi colocada no YouTube em 2017, mas existem vídeos no canal do dançarino Benjamin Aidoo, líder do grupo que aparece nos memes, desde 2014.

O som original que embala os dançarinos e o caixão é uma música típica africana. No meme, foi usada a música Astronomia, do artista russo Tony Igy. O vídeo oficial da música foi postado no YouTube em 2018.

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *