mais Noticia

Rondônia e outros oito estados tem previsão de retomada das aulas presenciais na rede pública estadual até setembro

22 de julho de 2020

Após o Ministério da Educação (MEC) divulgar as diretrizes para retomada das aulas presenciais, pelo menos nove estados e o Distrito Federal discutem retomar as aulas na rede pública nos próximos dois meses, segundo levantamento feito pelo G1 junto às secretarias estaduais de educação.

Se confirmada as previsões, Tocantins deve ser o primeiro estado a voltar com as aulas presenciais, já no início de agosto. Mas a capital do estado não acompanhará o calendário do governo estadual e já disse que em agosto, as aulas ainda serão remotas(Veja as datas abaixo).

Em resumo, o levantamento do G1 aponta que:

  • apesar de sinalizarem a reabertura das escolas já para os próximos meses, poucos estados e capitais apresentaram planos e cronogramas definidos sobre como será o retorno
  • entre os que têm diretrizes traçadas, a retomada será gradual
  • alunos das séries de final do ciclo voltarão antes
  • a volta seguirá um modelo de revezamento de turmas

Além dos estados, as prefeituras de oito capitais anunciaram planos independentes de retomada. Entre as capitais, Cuiabá, Curitiba e Macapá planejam a volta para o mês que vem, mas ainda não têm uma data certa (veja cada uma das oito capitais no final da reportagem).

Nove estados e o Distrito Federal informaram ao G1 que devem voltar às aulas no segundo semestre. Ao menos cinco voltarão em agosto e quatro marcaram a retomada para setembro.

Voltam em agosto:

  • Maranhão: 10 de agosto
  • Rondônia: agosto, sem dia definido
  • Tocantins: 3 de agosto
  • Rio Grande do Norte: 17 de agosto
  • Distrito Federal: 31 de agosto

Voltam em setembro:

  • Acre: 8 de setembro
  • Santa Catarina: 8 de setembro
  • São Paulo: 8 de setembro
  • Piauí: 22 de setembro.
  • Paraná: Setembro, sem dia definido

Maranhão

O governo do Maranhão divulgou nesta segunda-feira (20) uma nova previsão para a volta às aulas presenciais, em 10 de agosto. O retorno, no entanto, será apenas para o terceiro ano do ensino médio. Para os demais estudantes, o documento diz que novas portarias serão lançadas “à luz dos indicadores epidemiológicos”.

Distrito Federal

A retomada no DF começará na rede pública está marcada para 31 de agosto, mas somente com os alunos mais velhos, ou seja, aqueles da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da educação profissional. Em seguida, serão os alunos do ensino médio, 8 de setembro: ensino médio; do fundamental II (14 de setembro); do fundamental I (21 de setembro); da educação infantil (28 de setembro). Por último, virão os alunos da educação precoce e classes especiais (5 de outubro).

Uma das determinações é que as aulas aconteçam em esquema de rodízio: metade dos estudantes de cada turma irá à escola em uma semana, enquanto os demais farão atividades virtuais ou impressas (no caso daqueles que não tiverem acesso à internet). Na semana seguinte, cada grupo é invertido. Os estudantes não poderão permanecer na escola por mais de um turno.

Tocantins

As aulas presenciais da rede estadual de educação do Tocantins devem começar a retornar em agosto.

Os primeiros alunos a retornaram serão os da 3ª série do ensino médio. Metade dos alunos destas turmas voltam para as escolas no dia 3 de agosto e a outra metade fica em casa, havendo um rodízio de turmas.

No dia 10 de agosto, é a vez dos alunos da segunda turma irem para a escola. Quem estiver em casa fará atividades que serão validadas pelos professores na semana seguinte, quando voltam para as aulas presenciais.

Após as duas primeiras semanas do rodízio de turmas, a secretaria estadual de educação do Tocantins fará uma avaliação sobre a eficiência do modelo.

São Paulo

No estado de São Paulo, as aulas serão retomadas presencialmente em setembro se todas as cidades estiverem há 28 dias na fase amarela do Plano São Paulo de flexibilização. Nesse caso, o retorno será para todas as etapas escolares – creches, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *