Três cantos= novo tipo de golpe faz vitimas em Ouro Preto do oeste prejuízo entre 20 e 40 mil reais

19 de dezembro de 2020 matéria : Cézar Júnior
A Polícia Civil de Rondônia, através da Delegacia de Ouro Preto do Oeste, divulgou esta semana que o número de golpes, denominados pela modalidade “três cantos”, estão aumentando no estado, quem negocia veículo e imóveis em sites de vendas deve ficar atento.
A PC registrou na cidade três ocorrências somente nesta semana, as vítimas todas moradores de Ouro Preto do Oeste perderam entre R$ 20 mil a R$ 40 mil. Um mototaxista depositou para um golpista o dinheiro que juntava para comprar um carro; outra vítima perdeu parte do dinheiro que juntava para comprar um imóvel.
No golpe três pessoas que estão envolvidas nestes fatos: o vendedor, o comprador e o golpista. Vale relembrar que vendedor e comprador são duas pessoas de boa-fé e ambos serão vítimas do golpe.
O golpe é um crime de estelionato tipificado no artigo 171 Código Penal e é aplicado da seguinte forma: A pessoa interessada em vender o seu veículo, imóvel ou moto posta seu anúncio online em sites especializados de revenda de veículos, normalmente em sites diferentes da OLX.
O criminoso encontra este anúncio, se apodera das fotos e posta um novo anúncio (só que no site da OLX). Neste novo anúncio agora no site da OLX, a casa, veículo ou moto, passam a ser ofertado pelo criminoso por um valor muito atrativo, sempre abaixo do valor de tabela FIPE.
O número de WhatsAapp não é mais do vendedor e sim do criminoso, como se ele estivesse vendendo o produto. A pessoa interessada é atraída por este anúncio do veículo no site da OLX e entra em contato pelo whatsapp com o criminoso, solicitando maiores informações sobre a casa, moto, veículo etc.
O criminoso normalmente agindo bem articulado, demonstrando fala muito bem elaborada, sem levantar nenhuma suspeita, presta todas as informações solicitadas pelo potencial comprador.
Por fim, diz que está vendendo o veículo para o seu cunhado em troca de uma comissão pela venda. À medida que a negociação com o golpista evolui, o comprador demonstra interesse em conhecer o veículo, solicitando ao golpista uma vistoria presencial, para que possa ser concretizada a compra caso o comprador goste do veículo.
O golpista diz que irá agendar a visita do comprador com o seu cunhado (o vendedor); Informa também que, no momento da vistoria, caso decida ficar com o veículo, o comprador deverá fazer o depósito bancário nas contas bancárias fornecidas pelo golpista (atenção: são contas bancárias de terceiros (laranjas), que não estão em nome do vendedor).
Para agendar a visita, o golpista estabelece um primeiro contato com o vendedor pelo Whatsapp (ele nunca aparece) e, munido de documentos furtados ou documentos falsos, se apresenta como empresário ou como advogado, ou através de qualquer outra profissão que passe credibilidade